Fórum Regional das Associações Comerciais de Mato Grosso debate desafios e soluções para o setor de comércio e serviços

Fórum Regional das Associações Comerciais de Mato Grosso debate desafios e soluções para o setor de comércio e serviços

Tangará da Serra recebeu, na quinta-feira (13), o Fórum Regional das Associações Comerciais, promovido pela Facmat

O município de Tangará da Serra sediou, nesta quinta-feira (13.06), o Fórum Regional das Associações Comerciais de Mato Grosso, realizado no auditório da Associação Comercial e Empresarial do município (ACITS). Promovido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat), o evento reuniu os presidentes da região para debater os desafios e sugestões para tornar o setor de comércio e serviços mais benéfico aos empresários e, consequentemente, à sociedade.

De acordo com o presidente da Facmat, Jonas Alves, o encontro foi uma importante oportunidade para o setor se reunir e discutir diversos assuntos pertinentes. "Muitos temas são discutidos aqui, com inúmeras experiências e informações trocadas, proporcionando a atualização de todos e obtendo uma visão global da nossa região e do nosso estado", destacou. 

Ele também enfatizou a importância de uma perspectiva ampla para entender melhor os negócios e suas contribuições para a população. 

"As Associações Comerciais têm esse papel. Nós, como presidentes, devemos analisar o contexto geral da nossa cidade e identificar o que precisa ser feito para que ela melhore. Temos a oportunidade de observar, solicitar e agir, mesmo com poucos recursos", frisou Jonas. 

Durante o Fórum, Iandro Almicci, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Barra do Bugres (ACIBB), foi escolhido como vice-presidente regional da Facmat até dezembro. Depois, quem assume é o presidente da ACITS, Rodrigo Ferreira de Andrade. Já Ari Tabaldi, presidente da Associação Comercial de Juína, foi eleito vice-presidente daquela região.

Jonas Alves agradeceu a disposição dos presidentes por assumirem a incumbência de fortalecer o movimento associativista no estado. "É muito importante essa união em prol da sociedade empresarial de Mato Grosso", reiterou o presidente da Facmat. 

O prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson, também esteve presente no evento e ressaltou a importância da união para superar os desafios enfrentados pelos empresários no dia a dia. "Este encontro, por meio da Facmat, é crucial para compartilhar as dificuldades e problemas que todas as Associações e seus empresários enfrentam. As políticas públicas podem gerar mais oportunidades para que nossas empresas cresçam. Precisamos dessas informações para levar aos fóruns nas instâncias superiores, em Cuiabá ou Brasília, e criar um ambiente de negócios mais favorável para que nossos empresários possam sobreviver, crescer e gerar mais emprego e renda. Assim, todos ganham", salientou.

Para o presidente da ACITS, Rodrigo Ferreira de Andrade, o encontro fortalece o associativismo e estimula o espírito empreendedor. "Essas discussões promovem o companheirismo e o engajamento necessários para que o setor avance e contribua para o desenvolvimento dos municípios", afirmou.

Durante o Fórum, a vice-presidente do Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACCuiabá), Andrea Tereza de Rezende, fez uma explanação sobre o Conselho e a importância de todas as Associações Comerciais terem a sua representatividade feminina. 

O Fórum também contou com a palestra "Marketing Digital com o Uso de Inteligência Artificial", ministrada por Diego Menegatti, do Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso), entidade parceira que apoia o encontro. 

Além de Tangará da Serra, estiveram presentes no Fórum representantes das Associações Comerciais de Sapezal, Arenápolis, Diamantino, Nova Marilândia, Nova Maringá, Nova Olímpia, Juína, Barra do Bugres e Campo Novo do Parecis. 

PRÓXIMOS FÓRUNS

Os próximos Fóruns estão programados para Sinop, no dia 23 de julho, e em Guarantã do Norte, no dia 25 de julho, abrangendo as Associações Comerciais dessas regiões.