Segurança pública nos municípios é tema de discussão entre Associações Comerciais e membros da Sesp/MT

Segurança pública nos municípios é tema de discussão entre Associações Comerciais e membros da Sesp/MT

Encontro sugerido pela Facmat esclareceu dúvidas e apontou demandas dos comerciantes relacionados à criminalidade nas cidades do Estado

A segurança dos estabelecimentos comerciais e da população residente nos municípios mato-grossenses foi tema de uma reunião organizada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat) e membros da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp/MT), na manhã desta quarta-feira (10.05). O encontro aconteceu de forma híbrida, com parte da diretoria da Facmat presente na companhia dos representantes da Sesp e os presidentes das Associações Comerciais filiadas, on-line. 

De acordo com o presidente da Facmat, Jonas Alves, o debate teve o objetivo de ouvir as principais queixas e demandas relacionadas à segurança pública nos municípios, sugerir alternativas à pasta, além de disponibilizar às Associações Comerciais para fomentarem parcerias ao órgão e assim, amenizar a criminalidade.

“Recentemente, tivemos alguns casos de ameaças em alguns municípios e atentados, como o que aconteceu em Confresa, que trazem preocupação aos empresários e à sociedade. Por isso, esse encontro busca ouvir as particularidades de cada cidade e contar com o apoio do setor de Segurança Pública do Estado, para que tenhamos um futuro melhor”, destacou o presidente.

Ele citou também que o segmento do comércio atua ativamente na economia local, participando da geração de emprego e renda, sendo essencial para o desenvolvimento regional, por isso, a importância de estar inserida nos debates relacionados à segurança pública.

“Integram a Facmat, 56 Associações Comerciais, entidades sem fins lucrativos, que são parceiras e podem contribuir com a pasta, sendo um canal entre os comerciantes e o setor de Segurança Público”, afirmou Jonas Alves.

Durante a reunião, um a um dos presidentes das Associações Comerciais presentes puderam expor as situações que vem acontecendo nas suas respectivas cidades, algumas consideradas pacatas e sem ocorrências, enquanto outras, com mais situações de atos criminosos.

Em Rondonópolis, a presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACIR), Marchiane Fritzen, falou sobre os problemas de insegurança e aumento de crimes relacionados a roubos, furtos e os chamados “crimes cibernéticos” no município. “A Associação Comercial está à disposição para ajudar e continuar atuando a favor da economia”, frisou Marchiane.

A presidente da Associação Comercial e Empresarial de Querência (ACEQ), Alexandra Weiler, relatou que o município apresentou um rápido crescimento populacional, passando de cerca de 15 mil habitantes, para 30 mil, em um curto período, o que gerou aumento da criminalidade.

“Tivemos um caso de assassinato motivado por furto, devido o crescimento populacional. Entretanto, passamos a contar com um bom efetivo policial, comandado pelo tenente-coronel Diogo, que disponibilizou patrulha rural e maior contingente policial na nossa cidade”, contou.

Medidas

Representando o secretário de Estado de Segurança Pública, Coronel PM César Augusto de Camargo Roveri, o chefe de gabinete da Sesp, tenente-coronel PM Waldiley Alencar Taques do Valle Junior, declarou que a pasta vem tomando as medidas cabíveis no que se refere à demanda da criminalidade nos municípios. 

Ele informou que uma das ações do governo estadual no combate à criminalidade é o Programa Vigia Mais MT.

“É preciso salientar que as câmeras de monitoramento instaladas nos municípios, através do programa Vigia Mais MT, não substitui o policial, mas sim, vem para auxiliar e complementar o trabalho da polícia”, relatou durante o encontro, destacando que cerca de 80 municípios, dos 141 do Estado, já estão habilitados com os equipamentos.

“Nos casos em que o município ainda não está no programa, por exemplo, por questões políticas, a Sesp abre a possibilidade de parceria, como as das Associações Comerciais, para que consigam aderir à plataforma”, reiterou.

O tenente-coronel PM Alencar também explicou sobre o funcionamento do Programa Vigia Mais MT, que foi criado pelo governo do Estado no ano passado, com o intuito de captar imagens de vigilância e segurança eletrônica, pertencentes a entes públicos e privados, por meio de plataforma operacional dirigida com a finalidade de ampliar o videomonitoramento de locais estratégicos, possibilitando o policiamento no planejamento quanto à prevenção e atuação.

Participaram da reunião os presidentes das Associações Comerciais de Água Boa (Mirian Adriana Anversa Bernieri), Alto Taquari (Marcos Dourado), Campo Verde (Claudia Beatriz Zamecki Teruel), Colíder (Leandro Kessler), Guarantã do Norte (Amauri Pereira), Guiratinga (Luciana Souza Silva), Juína (Ari Tabaldi), Nova Maringá (Claudinei Freitas), Nova Marilândia (Pablo Messias Conte), Nova Mutum (Lírio Cesar Vitali), Nova Olímpia (José Gilson Viana Moura), Querência (Alexandra Weiler), Pedra Preta (Aparecida Domingos Nascimento Machado), Rondonópolis (Marchiane Fritzen), Rosário Oeste (Nestrasio Rodrigues Ramos), Sapezal (André Pozzobom), Sinop (Cleyton Laurindo), além do presidente da Associação Comercial de Cuiabá (ACCuiabá), Jonas Alves, que também preside a Facmat e o diretor da ACCuiabá, Manuel Gomes.

Da Sesp/MT participaram o chefe de gabinete, tenente-coronel PM Waldiley Alencar Taques do Valle Junior, o superintendente do Ciosp, delegado Cláudio Alvarez e a tenente-coronel Sarah, da integração operacional.