Negócios Lucrativos: veja 10 dicas de negócios em alta para 2023

Negócios Lucrativos: veja 10 dicas de negócios em alta para 2023

Empreender é uma vontade comum entre muitas pessoas, seja pelo desenvolvimento da carreira ou para ser seu próprio chefe. No entanto, antes de começar essa jornada, é bom analisar o cenário e entender quais são os negócios lucrativos para um bom investimento. 

Passado o período crítico da pandemia, o mercado brasileiro também voltou a girar e as portas começaram a se abrir novamente para os empreendedores. Fato que reflete na recente pesquisa sobre o tema, desenvolvida pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) em parceria com o Sebrae. 

O levantamento indica que o Brasil, atualmente, é um dos países com mais empreendedores no mundo, ocupando a 5ª colocação, com cerca de 19 milhões de novas empresas até o fim de 2022. A mesma pesquisa aponta, que durante o período, foram  registrados 13.489.017 novos Microempreendedores Individuais (MEIs), representando uma média de 69,6% do número total de empreendimentos. 

O levantamento ainda mostra que cerca de  52 milhões de brasileiros possuem negócio próprio. E deste montante, 9 milhões são MEIs.  

Diante desse panorama de crescimento, oportunidades e competição, desenvolvemos este conteúdo com o intuito de ajudar você a decidir qual caminho seguir dentro do universo do empreendedorismo e obter sucesso. Continue a leitura e acompanhe nossas dez dicas de negócios lucrativos para o ano de 2023.  

Quais os negócios em alta para investir em 2023? 

O mundo dos negócios é cíclico, mudando com frequência, de acordo com o contexto da sociedade e novas tendências. Por isso, é fundamental ficar sempre atento às mudanças, para ter tempo de se reinventar e conseguir suprir as demandas que podem aparecer.  

Veja abaixo algumas das principais tendências de negócios lucrativos de 2023, para você acertar em seu investimento.

  • Loja virtual 

Se existe um negócio que está em alta, e já faz algum tempo, é a loja virtual. Com os avanços tecnológicos, a internet proporciona diversas facilidades, inclusive de compras. E nesse levada, o mercado de e-commerce obteve crescimento. 

De acordo com a pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o Brasil fechou 2022 com o faturamento de R $169.59 bilhões em comércio virtual. Isso representa cerca de R $18 bilhões a mais em relação a 2021. Ou seja, é um mercado que se mantém em alta e não para de evoluir.

Além disso, você pode criar um e-commerce a partir de qualquer produto que deseja comercializar. E o melhor: o desenvolvimento desse negócio não envolve muita complexidade ou burocracias.

  • Consultoria digital 

Citamos no tópico acima o desenvolvimento da internet que possibilita a criação de novos negócios. E um deles, que também é tendência de lucratividade em 2023, é a consultoria digital. Hoje em dia, uma empresa sem presença digital já sai léguas atrás de seus concorrentes.  

Um consultor de marketing digital garante orientação no planejamento estratégico online e na identificação de novas oportunidades, para que marcas consigam atingir suas metas. Esse profissional pode, por exemplo, indicar investimentos em marketing, mapear pessoas e apontar quais são os melhores canais para a empresa garantir presença no virtual.

  • Clube de assinatura

Um clube de assinatura é um modelo de negócio que corresponde a venda de produtos ou serviços exclusivos, tendo entregas de forma periódica, com o objetivo de garantir uma frequência constante de vendas virtuais.  

Mas um dos principais atrativos desse negócio, é a entrega da exclusividade aos clientes assinantes. Você leva uma experiência diferenciada a esses clientes a partir de produtos de sua loja, fazendo com que o clube seja uma potente ferramenta de fidelização.  

Existem muitas oportunidades para trabalhar com esse negócio, não importando o tamanho de seu empreendimento. Você pode oferecer kits e pacotes para os mais variados nichos.

  • Dropshipping 

Muitas pessoas podem dizer que o dropshipping é igual ao e-commerce, mas se engana quem pensa assim. Nesse negócio, você atua como intermediário entre o fornecedor e o consumidor. Ou seja, diferente das lojas virtuais, não há estoque. Você faz a encomenda  a partir do pedido do cliente.  

Dito isso, você pode até ter achado algo meio sem sentido,  pois o consumidor pode muito bem comprar direto de quem vende o produto. Só que aí está o segredo: esse sistema ocorre quando as pessoas não conseguem ter acesso ao fornecedor. Portanto, os produtos vendidos através do modelo dropshipping, não são encontrados facilmente no mercado.  

Sendo assim, para abrir esse tipo de negócio, analise bem quais produtos possuem potencial de venda, principalmente junto a fornecedores internacionais.

  • Alimentação saudável

Ter hábitos mais saudáveis está se tornando cada vez mais comum entre as pessoas.  Entretanto, acompanhar a dieta nem sempre é fácil, até por causa da rotina. Como consequência disso, o mercado de alimentos saudáveis tem crescido muito e é uma das tendências de negócios em alta para 2023. Conforme o Sebrae, o setor teve alta 

 de 98% nos últimos anos. 

Além disso, quando muitas pessoas não têm disposição ou tempo para cozinhar algo mais saudável, elas geralmente procuram algum empreendimento que faça isso. Ou seja, por todos esses fatores, um negócio de alimentação saudável pode ser bastante lucrativo.

  • Moda

O mercado da moda e vestuário sempre se mantém como uma das alternativas mais lucrativas para quem quer abrir o próprio negócio. Você pode criar um serviço a domicílio ou online para um determinado nicho, como por exemplo, roupas esportivas, infantil ou plus size. 

Outra alternativa é vender roupas usadas. Você pode utilizar sites que se dedicam a esse tipo de negócio, como OLX, Ali Express e Enjoei.

  • Blog

Os blogs podem ser feitos com o propósito acadêmico, pessoal, empresarial e etc. E, por mais que até não pareça, ter um blog ainda pode ser bastante lucrativo em 2023, apesar de toda a concorrência. Isso se justifica porque as plataformas permitem anúncios que rendem dinheiro por cada clique ou visualização.  

Muitos blogs também conseguem parcerias para produzir conteúdos sobre determinados temas. Essa alternativa cresceu muito com a evolução do marketing de conteúdo, que faz uso desses portais como principal canal de compartilhamento de artigos. Não é à toa que os blogs são os sites mais visitados atualmente e existem diversos blogueiros faturando mais de seis dígitos mensais. 

  • Infoprodutos 

Os infoprodutos são, como o próprio nome indica, produtos digitais comercializados através da internet. Entre eles, existem as opções de cursos online, e-books, infográficos, audiobooks, livros eletrônicos e muito mais.  

O mercado de infoprodutos é rentável, acessível e pode ser uma boa maneira de começar a empreender. Também trata-se de um negócio escalável. Ou seja, você cria um infoproduto com um potencial de venda ilimitado.  

Outro ponto relevante é o preço do investimento. O custo para esse desenvolvimento é bem menor se formos comparar as versões físicas desses mesmos produtos.

  • Marketing de afiliados

O marketing de afiliados é muito utilizado e uma boa oportunidade de negócio para infoprodutores e todas as pessoas que são assíduas da internet e que desejam ganhar uma quantia extra.  

Esse trabalho consiste na divulgação de produtos em diversos sites, onde uma comissão é paga por cada venda feita a partir do seu link. Sendo assim, você pode trabalhar divulgando cursos, e-books, livros e outros materiais no formato digital.

  • Franquias

Para quem puder e quiser fazer um investimento maior no empreendimento, apostar em franquia é uma boa opção para 2023. O mercado de franchising obteve crescimento de 14,3% em 2022, segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que projeta alta em 2023 também.  

Apesar de ser mais custosa do que as outras opções acima, o ponto forte aqui é que a marca repassa a credibilidade, mercadorias e todo o suporte necessário. Outra ponto, é que não há necessidade de realizar pesquisa de mercado ou testar produtos, pois já tem uma estrutura pronta, apenas aguardando as vendas.  

Dessa forma, as franquias podem ser um ótimo modelo de negócio para aqueles que desejam ter seu próprio negócio, com facilidades proporcionadas pela marca.

A Boa Vista ajuda você a empreender com mais segurança

Para investir em um dos negócios lucrativos em 2023, é preciso muito planejamento de mercado e financeiro. Até porque, em um negócio, é preciso organizar as contas para evitar situações de prejuízo e dificuldades. 

Por isso, que a Boa Vista pode te ajudar a realizar seu sonho de ter um negócio próprio com muito mais segurança. Através dos nossos planos, pré e pós-pago, você pode acompanhar todos os seus pagamentos e dos clientes também, evitando inadimplências e situações de fraudes. Tudo isso, a partir das consultas de CNPJ e CPF dentro do nosso site.  


Fonte: Boa vista