Entidades do Sistema CACB podem submeter propostas para o AL-Invest Verde da entidade

Entidades do Sistema CACB podem submeter propostas para o AL-Invest Verde da entidade

Na última quinta-feira (16), a CACB se reuniu com Federações e Associações Comerciais para apresentar as condições para participação no AL-Invest Verde da Confederação. A ideia foi mostrar que tipos de ações poderão ser apoiadas pelo projeto, o papel de cada entidade no processo e como as propostas devem ser apresentadas.

No início da reunião, o superintendente da CACB, Carlos Rezende, fez um histórico da edição anterior do AL-Invest, que apoiou mais de 300 ações e 2000 empresas no Brasil. “A nova edição foca no crescimento sustentável e na criação dos chamados empregos verdes e vai apoiar micro e pequena empresas na transição para uma economia circular, eficiente em termo de recursos, no Brasil e na América Latina”, explicou.

O programa terá duração de 48 meses e pretende atingir quatro indicadores: número de MPEs que adotam práticas econômicas sustentáveis e digitais; número de empregos verdes e/ou digitais equivalentes a tempo integral mantidos/criados; número de MPEs que obtêm padrões e/ou certificações de sustentabilidade; e número de MPEs que declaram ter aumentado seu volume de negócios.

Cada indicador tem objetivos específicos, como, por exemplo, o uso eficiente de água, energia, matérias-primas, etc; aumento ou manutenção de ocupações em cooperativas de recicláveis ou catadores; criação de selos/certificações pela entidade; ou a comercialização ou produção de produtos ecologicamente corretos.

A submissão de propostas está aberta para Federações e Associações Comerciais do Sistema CACB e podem ser feitas no Portal da Confederação.

Para entender melhor como vai funcionar o processo, clique aqui e assista à apresentação.