Facmat dá posse coletiva a presidentes das Associações Comerciais de Mato Grosso

Facmat dá posse coletiva a presidentes das Associações Comerciais de Mato Grosso

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat), por meio do presidente, Jonas Alves, empossou, nesta quinta-feira (26.01), em Cuiabá, os novos presidentes que estarão à frente das Associações Comerciais filiadas em todo o estado pelos próximos anos. A cerimônia de posse aconteceu no Centro de Eventos do Pantanal e contou com as presenças de diretores, autoridades, executivos, colaboradores e convidados.

Reeleito à presidência da Federação e da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACCuiabá), Jonas Alves entregou um a um os certificados aos presidentes presentes e destacou sobre a importância do associativismo e da união de todos, que juntos, dão voz ao empresariado.

“O associativismo envolve confiança, cooperação e desejo mútuo. Presidir uma entidade de classe é uma das tarefas mais complexas. A responsabilidade é grande. Trabalhamos, voluntariamente, dando voz aos empresários. Seguimos na direção da força da união”, proferiu o presidente durante o discurso.
Ele também aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio da família pelo incentivo e paciência durante as ausências necessárias, bem como, à parceria dos patrocinadores, colaboradores e apoiadores, que acreditam na força da Facmat e na relevância do trabalho das associações comerciais em todo o estado. 

“Me sinto muito agradecido pela oportunidade de estar à frente da Facmat e de uma entidade centenária, como a Associação Comercial de Cuiabá, com 110 anos de história, lutas e tradição. É um grande desafio e, acima de tudo, uma grande honra”, frisou Jonas, lembrando que estará ainda mais perto do associado, pois assumiu recentemente a presidência do Sebrae Mato Grosso, entidade que representa as micro e pequenas empresas.

Também reeleito para liderar a gestão da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES), Cleyton Marcos Laurindo, falou na solenidade, representando todos os demais presidentes.

“As Associações Comerciais têm a grande força de representar os associados, promover o empreendedorismo, fomentar o desenvolvimento econômico das cidades, além de ser entidades respeitadas e ouvidas pelos políticos”, ressaltou Cleyton Laurindo, afirmando que como presidentes, os líderes devem demonstrar responsabilidade, equilíbrio, sensatez e coerência para lutar pelos interesses dos associados.

Durante o evento, também foram empossados os novos diretores da Facmat para a gestão 2023-2026.

Prestigiaram a cerimônia, o presidente da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat), Manoel Lourenço de Amorim Silva; a superintendente do Sebrae MT, Lélia Brum; o diretor de Administração e de Finanças do Sebrae MT, Roberto Henrique Dahmer; o diretor técnico do Sebrae MT, André Luiz Spinelli; a presidente da Academia Mato-Grossense de Letras, Sueli Batista; Marco Sérgio Pessoz, representando a Fecomércio/MT; e Junior Macagnan, vice-presidente da CDL/Cuiabá; além de representantes dos presidentes do Conselho Regional de Administração (CRA-MT) e do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-MT).
 
Ambientação
Antes da cerimônia, no período da tarde, os presidentes eleitos tiveram um encontro no Centro de Eventos para ambientação e preparação para assumirem a função. Foram apresentados a estrutura associativista, a função junto aos empresários, comércio e sociedade, explanando de forma concreta sobre o todo do funcionamento de uma Associação Comercial. Representantes do Sebrae Mato Grosso também apresentaram o projeto Sebrae Aqui, desenvolvido em parceria com a Associações Comerciais. 

Sobre a Facmat
A Facmat representa 56 Associações Comerciais e Empresariais no Estado e mais de 18 mil empresas de todos os segmentos econômicos. Integra a CACB, sistema associativista composto por mais de 2300 Associações em todo o país, com mais de 2 milhões de empresários.

Confira os nomes da nova diretoria da Facmat gestão 2023-2026
DIRETORIA FACMAT:

DIRETORIA EXECUTIVA
Jonas Alves de Souza
Edson Luiz Ribeiro da Silva, 
Robério Tarrago Cadermatori,
João Nilson Viana, 
Mariza Aparecida Bazo, 
Roberto Peron

DIRETORIA SETORIAL

Gelson Menegatti Filho
Dalva Beatriz Malhado Ferraz Cardoso de Araújo, 
Arnaldo Felício dos Santos Filho, 
João Gonçalves da Silva, 
Orivaldo Júlio Alves, 
Osvaldo Martinello, 
Raul Homem Moreira de Carvalho, 
Andrea Tereza de Rezende, 
Roque Edu Alves Silva, 
Pauline da Mata Marques, 
Rodrigo Nakao Yabumoto, 
Maria Ângela Barone Lemes, 

DIRETORIA OPERACIONAL

Laurence Lara Prado, 
Diogo Zanotti Geraldino, 
Ricardo Alexandre Loss, 
Raphael Perez Olivio, 
Maria de Paiva Puertas, 
Marcio Joel Santana da Costa, 

CONSELHO FISCAL
Geraldo Biancardini do Prado, 
Valdemir Canevari de Oliveira
Antônio Luiz Manegassi 

SUPLENTE DO CONSELHO FISCAL 
Domingos Savio Queiroz Porto, 
Edilson Beltrane Stiz
Rosalvo de Barros Costa,

Fonte: Assessoria de Imprensa Facmat