O que é falsidade ideológica e como proteger seu negócio?

O que é falsidade ideológica e como proteger seu negócio?

A falsidade ideológica é um tipo de fraude em que as informações do usuário são adulteradas em prol de seu próprio benefício. Conhecer essa tática é importante para que sua empresa possa adotar estratégias de segurança que impedirão que seu negócio passe por isso e que trará mais confiança na sua empresa pelo seu cliente. 

Pensando no tema, elaboramos este conteúdo para que você conheça mais sobre a falsidade ideológica e o impacto dela na saúde financeira do seu negócio. Continue a leitura e saiba mais! 

Você verá nesta matéria: 

  • O que é falsidade ideológica? 
  • Exemplos de falsidade ideológica 
  • Qual é a diferença entre falsidade material e falsidade de identidade? 
  • 3 dicas de como proteger seu negócio da falsidade ideológica 

O que é falsidade ideológica? 

A falsidade ideológica é um crime previsto no código penal artigo 299, em que as informações verdadeiras de documentos de pessoas físicas e jurídicas são alteradas para que uma pessoa possa tirar vantagem, muitas vezes financeira, da situação. 

O artigo 299 caracteriza a falsidade ideológica como “a omissão em documento particular ou público, àquilo que deveria constar, inserindo declarações falsas ou diferentes do que precisa ser escrito com o objetivo de prejudicar o direito, criar obrigação ou alterar a veracidade sobre um fato jurídico”. 

Exemplos de falsidade ideológica 

Você já sabe o que é falsidade ideológica então, agora, falaremos sobre alguns casos que caracterizam este crime e que são bem comuns. Por exemplo, o cadastro no Auxílio Emergencial - programa social do governo federal lançado durante a pandemia da covid. Nesta época, muitas pessoas fizeram o cadastro para receber o valor do programa mesmo sem atenderem aos critérios. Esta atitude configura falsidade ideológica. Outros exemplos são: 

  • Transferir os pontos da CNH; 
  • Alterar os documentos da Declaração do Imposto de Renda; 
  • Declarar na CTPS valor menor que o que recebe; 
  • Mentir que está matriculado para tirar a carteira de estudante e ter meia entrada; 
  • Usar atestado médico falso. 

Qual é a diferença entre falsidade material e falsidade de identidade? 

A falsidade material e a falsidade de identidade podem ser associadas ao crime de falsidade ideológica. As duas apresentam características em comum, porém, representam situações diferentes, como é possível analisar a seguir:  

Falsidade material: é a alteração física de um documento para modificar as características, como preencher à caneta um contrato impresso, alterando seu poder. 

Falsidade de identidade: acontece quando uma pessoa se passa por alguém que não é, a fim de buscar alguma vantagem.  

3 dicas de como proteger seu negócio da falsidade ideológica 

Selecionamos algumas dicas para que você possa prevenir a falsidade ideológica e outros tipos de fraudes no âmbito digital. Acompanhe. 

  • 1 | Use a tecnologia a seu favor 

É indicado que sua empresa utilize sistemas que façam um cruzamento de dados e possam analisar as informações apresentadas pelos clientes no ato da compra. Afinal, para quem é mal intencionado, é fácil conseguir dados de documentos e de cartões de crédito para fazer uma compra em nome de outra pessoa e receber na sua casa. Assim, quem tem seus dados utilizados nunca receberá o produto e contestará o valor. Sua empresa terá que devolver e não terá o produto de volta, já que ele foi entregue para outra pessoa, que usou os dados para fazer a compra. 

  • 2 | Tenha um certificado de segurança no seu e-commerce 

Um certificado de segurança passa mais confiança ao seu público, afinal é a garantia para o seu cliente de que os dados serão criptografados. Lojas virtuais com certificados de segurança fecham mais negócios e têm redução dos riscos de chargeback, por exemplo. 

  • 3 | Avalie o comportamento de compra 

Se a sua empresa conta com soluções que conseguem rastrear a jornada de busca e compra do usuário, é mais fácil notar quando acontecem compras fora do comum para certo usuário.