Administradores recebem título emérito em noite especial no CRA-MT

O Conselho Regional de Administração de Mato Grosso (CRA-MT) concedeu, na noite de terça-feira (25.10), o título de “Administrador Emérito” ao presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat), Jonas Alves, e ao ex-secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho Júnior. A solenidade, realizada na sede da entidade, em Cuiabá, contou com a presença do governador do Estado, Mauro Mendes.

Presidente do CRA-MT, Hélio Tito Simões de Arruda, destacou que o título homenageia os administradores de ilibada reputação profissional, que contribuíram para o aperfeiçoamento da atividade, tanto nas empresas privadas, quanto no setor público. “O título de Administrador Emérito é uma homenagem muito importante e um reconhecimento da contribuição dessas pessoas à nossa profissão. Eles são indicados e escolhidos democraticamente pelo Conselho”, completou Hélio Tito.

Agraciado com a homenagem pelo ano de 2021, o presidente da Facmat e da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACCuiabá), Jonas Alves, lembrou que sua trajetória profissional está diretamente ligada à atividade comercial no estado, ao relacionamento construído ao longo dos anos e, principalmente, ao apoio da família. 

“Agradeço imensamente ao Hélio Tito e ao Conselho de Administração que aprovou o meu nome e me trouxe esse título. Sinto-me muito honrado e agradecido de coração, pois realmente não esperava”, relatou Jonas, que estava acompanhado da esposa, Teresa Furman.

Jonas destacou que sua trajetória vem do comércio e do relacionamento com os empresários. "Temos 56 associações comerciais, 18 mil empresas filiadas e o que nós fazemos é tentar facilitar a vida desses empresários, o que nos traz muito orgulho”, completou o presidente da Facmat e da ACCuiabá, lembrando ainda da receptividade da sociedade cuiabana e por todos os cidadãos mato-grossenses para com ele e sua família.

Para o ex-secretário estadual da Casa Civil, Mauro Carvalho Júnior, o título de “Administrador Emérito” de 2022 representa uma grande honra, especialmente por ter contribuído, em conjunto com o governador Mauro Mendes, para o desenvolvimento do Estado.

“Estou muito lisonjeado e orgulhoso de poder contribuir com a minha profissão de administrador de empresa, e deixo um legado, um exemplo de serviços prestados no desenvolvimento da qualidade de vida de todos os mato-grossenses”, contou.

O governador Mauro Mendes parabenizou Jonas Alves, Mauro Carvalho Júnior e os demais homenageados, ressaltando a trajetória profissional desses administradores, que adquiriram respeito e credibilidade ao longo da carreira.

“Parabéns por toda trajetória, trabalho e dedicação de anos de profissão. Em função desse trabalho que vocês recebem essa homenagem, esse reconhecimento por algo que vocês ajudaram a construir e que trouxe resultados positivos na vida de vocês e da sociedade”, pronunciou o governador.

Administradores Eméritos

Na segunda-feira (24.10) receberam o título, os administradores José Maria de Arruda (in memoriam), Suzana Luzia M. Taques Barini e Luis Alberto Nespolo, eleitos nos anos de 2018, 2019 e 2020, respectivamente.

Falecido em maio passado, aos 83 anos, o sociólogo e administrador José Maria de Arruda deixou inúmeros feitos profissionais, entre eles, pesquisas no âmbito do planejamento familiar, realizados pela Sociedade Civil Bem-Estar Familiar no Brasil (BEMFAM).

“Temos muito orgulho dele, foi um tio muito amoroso, um amigo fantástico. Receber essa homenagem é muito gratificante, principalmente para a família e amigos, que acompanharam de perto o exaustivo trabalho dele, desenvolvido de lar em lar”, conta a sobrinha de José Maria, Mariselma Freire de Arruda Ticianel, que recebeu a homenagem póstuma.

Segunda mulher a receber o título, Suzana Luzia M. Taques Barini, ressaltou o empenho das profissionais, muitas vezes, com longas jornadas de trabalho e tendo que conciliar as atividades da carreira, com a vida pessoal.

“Nem nos meus melhores sonhos imaginei que seria escolhida para receber esse título. É uma grata surpresa, que recebo com muita honra, ao lado da minha família. Também represento toda a classe de mulheres, mães, esposas, que muitas vezes têm três, quatro, cinco jornadas. Passei por tudo isso e posso dizer que vale muito a pena”, frisou emocionada.

Terceiro homenageado, Luis Alberto Nespolo, presidente da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager-MT),também disse sentir orgulho em ser reconhecido pela classe dos administradores com uma distinção tão especial que irá adornar as paredes do Conselho Regional. "Esse é um momento muito excepcional que ficará gravado pelo resto da minha vida. Só tenho a agradecer”, concluiu.

Presentes

Estiveram presentes na solenidade o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda; a conselheira federal do Conselho Federal de Administração (CFA), Norma Sueli, representando o presidente, Mauro Kreuz; o diretor acadêmico da FATEC, Valdir Souza Júnior; o superintendente do Sebrae-MT, José Guilherme Barbosa Ribeiro (Administrador Emérito/2012); os diretores da ACCuiabá, Roberto Peron e Manuel Gomes; a presidente do CRC-MT, Giseli Alves Silvente; a presidente da Comissão de Direito Condominial da OAB/MT, Raquel Batista Lopes Florêncio; o presidente da Associação dos Condomínios de Mato Grosso, Gaspar Jacobina; o presidente da Associação Comercial de Cáceres, Thiago de Lucas; e o assessor jurídico da Facmat, Rafael Furman.