Associações Comerciais do Médio Norte trocam experiências e principais demandas no Integra ACES

Associações Comerciais do Médio Norte trocam experiências e principais demandas no Integra ACES

Presidentes e membros de Associações Comerciais e Empresariais do médio norte do Estado participaram nesta quinta-feira (11.08) do Integra ACES, encontro idealizado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat) para troca de experiências e integração das entidades. 

O evento regional aconteceu na Associação Comercial e Empresarial de Tangará da Serra (ACITS), município polo da região que conta ainda com as cidades vizinhas de Arenápolis, Barra do Bugres, Brasnorte, Campo Novo do Parecis, Campos de Júlio, Diamantino, Nova Marilândia, Nova Olímpia e Sapezal. 

Segundo o presidente da Facmat, Jonas Alves, o objetivo desses encontros, que estão ocorrendo por regiões em todo o Estado, é fortalecer o associativismo, ouvindo as principais demandas municipais, para juntos buscar soluções que possam auxiliar no fortalecimento das Associações Comerciais e no desenvolvimento do Estado.

“Nesses encontros, a Facmat se desloca até as Associações Comerciais, onde nos reunimos e discutimos assuntos de interesse empresarial e ainda conversamos sobre as carências de cada município, para, posteriormente, levar esses debates em nível de Estado, buscando benefícios para todos”, aponta o presidente.

Para Junior Rocha, presidente da ACITS, o encontro em Tangará da Serra é uma oportunidade para troca de experiências entre os presidentes e executivos das Associações vizinhas que podem traçar propostas e melhorias para o crescimento econômico do médio norte.

“Esse encontro serve para alinhar a conversa entre todas as Associações Comerciais e juntarmos forças, porque só a união de todos produz resultados, e é isso que nós buscamos. Através da junção das Associações, da Federação e da Confederação, conseguimos levar nossas demandas até mesmo à Presidência da República, como o presidente Jonas fez recentemente em Brasília”, enfatizou.

Durante o evento, os presidentes compartilharam suas práticas diárias, apresentaram cases e situações que estão em andamento nas entidades, evidenciando todos os processos e melhorias adotadas em prol dos empresários locais e do desenvolvimento econômico do município.

“O Integra ACES é fundamental para a aproximação entre as Associações, com troca de experiências e integração, com novas ideias. São esses detalhes que fazem a diferença no associativismo e nos fazem crescer, agregam valor e geram conhecimento. Isso é maravilhoso para nós”, justificou o presidente da Associação Comercial e Industrial de Barra do Bugres, Iandro Almicci.

Presidentes das Associações Comerciais dos municípios de Arenápolis, Márcio Lourenço de Souza, de Nova Olímpia, Gilson Viana e de Sapezal, Rosane Moretti, também avaliaram o encontro como bastante positivo. “É um momento importante para nos conhecermos melhor, trocar ideias e ouvir as experiências de outros presidentes”, afirmou Rosane Moretti.

Parceria Sebrae Aqui

O evento contou com a participação do gerente financeiro do Sebrae MT em Tangará da Serra, Wladimir Alves, que explicou sobre o projeto Sebrae Aqui, parceria entre a Facmat e a entidade.

O ‘Sebrae Aqui’ busca trazer as micro e pequenas empresas para dentro das Associações Comerciais nos municípios, estreitando os laços do empreendedorismo, auxiliando quem quer empreender, com mais acesso à informação e inovação. 

Também participaram do Integra ACES na região médio norte diretores, executivos, colaboradores e representantes do comércio local.



Fonte: Assessoria FACMAT