Associados, parceiros e amigos comemoram os 110 anos da Associação Comercial de Cuiabá

Associados, parceiros e amigos comemoram os 110 anos da Associação Comercial de Cuiabá

A Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACCuiabá) completou 110 anos de fundação nesta quinta-feira (28.07), celebrando a data histórica com associados, parceiros, diretores, colaboradores e amigos em um grande jantar festivo, no Centro de Eventos do Pantanal, na Capital. A solenidade contou ainda com a presença de autoridades políticas e membros de entidades de classe, como a Fecomércio-MT, Sebrae MT, CDL Cuiabá, Fiemt, dentre outros.

Bastante emocionado, Jonas Alves, presidente da ACCuiabá e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat) , lembrou o papel fundamental da Associação Comercial de Cuiabá ao longo dos anos, participando de fatos históricos como a fundação da Companhia Telefônica Automática, na década de 50, e na construção do primeiro prédio comercial da capital, o Palácio do Comércio, em 1975.

“Somos testemunhas vivas de inúmeros fatos históricos e queremos reverenciar o legado deixado para o comércio de Cuiabá e Mato Grosso”, pronunciou o presidente.

Ele também frisou sobre as ações atuais que a entidade vem trabalhando, sempre em busca de modernidade e inovação, amparada no associativismo e na união dos setores empresariais.

“A Associação Comercial é sem fins lucrativos e vive do associativismo. Porém, não estamos sozinhos, fazemos parte de uma estrutura com mais de 2.300 Associações comerciais, que juntas, possuem atuação política e institucional nos níveis, municipal, estadual e federal”, reiterou, citando ainda que nos últimos dois anos, a entidade lutou pelos comerciantes que sofreram com o fechamento provocado pela pandemia. “Fizemos nossa parte institucional junto aos poderes constituídos, sem deixar de lado o social”, completou Jonas.

Convidado, o senador Wellington Fagundes parabenizou a entidade e a gestão do presidente Jonas Alves, enaltecendo a importância do comércio para a formação de uma cidade e a sobrevivência do país.

“Toda cidade começa com o comércio, daí a importância de uma Associação para representar e defender os interesses da classe. Também fui presidente da Associação Comercial de Rondonópolis, nasci no comércio e sei da necessidade da representação. Parabéns a todos os diretores, ao Jonas e aos comerciantes pela luta diária”, disse o senador.

Representando o governador Mauro Mendes, o secretário de Desenvolvimento Econômico de MT, César Miranda, declarou o apoio do governo nas demandas do setor, principalmente, através de programas e incentivos para promover o desenvolvimento e o crescimento das empresas.

“Tivemos um período muito difícil durante a pandemia, mas o governador sempre esteve aberto ao diálogo, na busca por soluções e graças a Deus, hoje, estamos vivendo um momento tranquilo e a economia aos poucos está voltando ao normal”, explicou, apontando parcerias para disponibilizar linhas de crédito às micro e pequenas empresas, como o Fampe - Fundo de Aval constituído pelo Sebrae.

Durante o evento, diretores e ex-presidentes foram homenageados com uma simbólica lembrança, além de muitos aplausos pela dedicação à Associação. Diretor da entidade desde 1986, Manuel Gomes presenciou várias mudanças e adaptações ao longo do tempo, porém, enfatiza que a Associação Comercial de Cuiabá soube acompanhar as evoluções e ampliar o foco das atividades.

“A Associação Comercial de Cuiabá sempre esteve na vanguarda, pois nesses 110 anos, propôs ações inovadoras e ainda hoje continua com esse trabalho focado no coletivo e em prol do desenvolvimento e na melhoria dos negócios”, comentou.

Associados

Feita pelos associados e para os associados, a ACCuiabá recebeu com muita alegria esses homens e mulheres empreendedores na grande celebração dos 110 anos. Para Luciana Matos, diretora do Instituto Huno, que integra o Grupo Matos, responsável pelas franquias O Boticário e Quem Disse Berenice em Mato Grosso, a parceria com a Associação Comercial de Cuiabá agrega valor social na formação das pessoas.

“Temos esse trabalho de auxiliar a formar as pessoas, tornar o ser humano melhor e a Associação Comercial de Cuiabá sempre esteve junto conosco, nessa parceria maravilhosa, contribuindo com as ações do Instituto Huno”, frisou.

A troca de experiências e a possibilidade de networking proporcionada pela Associação Comercial cativaram o consultor em treinamento, Benedito Costa, da UP Training.

“O objetivo do meu trabalho é levar ensinamento e mudança de comportamento para as pessoas e a Associação Comercial de Cuiabá me auxiliou. Hoje me sinto confortável na maneira que atuo com as empresas, estou ganhando força e me estabelecendo no mercado”, contou.

Visualizando o potencial econômico de Cuiabá para o turismo, o associado Jonny Audrey abriu, há cerca de um ano, a SBF Turismo, e vem contando com o apoio da ACCuiabá.

“Cuiabá é um potencial para o turismo e conseguimos enxergar isso. Logo que inauguramos nos associamos para estarmos perto dessa instituição centenária, respeitada e que produz networking dentro do meio, compartilhando experiências e fazendo mais negócios”, concluiu.

Participação

Estiveram presentes no jantar comemorativo os presidentes Wenceslau Júnior (Fecomércio-MT); Célio Fernandes (CDL Cuiabá); Alessandro Morbeck (Asmat); Gisele Alves Silvestre (CRC-MT); Evaldo Silva (Corecon-MT); Sueli Batista (Academia Mato-Grossense de Letras) e Rubia Ranzani (BPW Cuiabá); além de José Guilherme Barbosa Ribeiro (diretor Sebrae MT); Maria Angélica Motta da Silva (reitora da UNIC); Daiana Mabel Sarda (Caixa Econômica); Leonardo Kretschmer (Banco do Brasil); Fábio Garcia (senador) e Diego Guimarães (vereador);  e representantes da Fiemt; Jucemat; CRA-MT e Grupo Amigos do Centro Histórico de Cuiabá, entre outros.