PRONAMPE - Facmat apresenta linha de financiamento para micro e pequenas empresas do BB

PRONAMPE - Facmat apresenta linha de financiamento para micro e pequenas empresas do BB

Empresários filiados às Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso podem aderir ao Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), a partir desta segunda-feira (25.07). O Banco do Brasil é uma das instituições financeiras aptas a oferecer a linha de crédito.

Em reunião virtual na última semana, o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat), Jonas Alves, apresentou, em conjunto com o gerente de PJ da Superintendência do Banco do Brasil, Leonardo Kretschmer, as condições e vantagens da concessão de crédito oferecida pela instituição aos associados.

De acordo Jonas, o Pronampe, linha de capital de giro estabelecida por lei durante a pandemia, auxilia as micro e pequenas empresas no desenvolvimento e fortalecimento dos negócios, além de oferecer a possibilidade de reorganização das finanças, com condições e prazos especiais.

“O Pronampe é um recurso extremamente necessário para as micro e pequenas empresas se reerguerem, e conhecer melhor sobre os prazos, condições e formas de adesão para esse ano torna tudo mais simples aos nossos associados de todo o Estado”, frisou.

A linha de financiamento pode ser adquirida por empresas constituídas há mais de um ano, com faturamento em 2021 de até R$ 4,8 milhões, conforme base da Receita Federal. O valor financiável é de até 30% do faturamento observado no último exercício antes da contratação, e pode chegar a R$ 150 mil.

Segundo o gerente de PJ, Leonardo Kretschmer, o Pronampe tornou-se um programa permanente e poderá contar com recursos novos ao longo do ano, quando disponíveis.

Características e diferenciais do Pronampe

Um diferencial dessa nova rodada é de que para obter o empréstimo será necessário que os empresários compartilhem com a instituição financeira os dados de faturamento de suas empresas. 

O compartilhamento é realizado digitalmente, acessando o e-CAC, disponível no site da Receita Federal (cav.receita.fazenda.gov.br), clicando em autorizar o compartilhamento de dados. A autorização de compartilhamento com o Banco do Brasil está disponível no portal e-CAC da Receita Federal.

A empresa que contrata o programa no Banco do Brasil conta com carência de 11 meses para começar a pagar e prazo de 48 meses. O Pronampe tem taxa de 6% a.a. + Selic, alíquota zero de IOF, sem cobrança de tarifas de crédito ou seguros e são aceitas como garantias a fiança/aval do empresário ou sócios, além do Fundo Garantidor de Operações (FGO).

Mais informações sobre o Pronampe BB podem ser acessadas pelo site ou pelos canais de atendimento:
WhatsApp: 61 4004 0001
Central de Relacionamento BB
4004 0001 / 0800 729 0001