Governo federal lança Prêmio Cidades Empreendedoras

Governo federal lança Prêmio Cidades Empreendedoras

O governo federal acaba de lançar o Prêmio Cidades Empreendedoras, em busca de iniciativas que apresentem bons resultados de desenvolvimento econômico através de relatos de empreendedorismo que promovam a competitividade empresarial e contribuam para o crescimento econômico dos municípios.

A ideia é encontrar boas práticas de gestão, de forma a aprimorar políticas públicas que possam ser replicadas e fomentem o desenvolvimento econômico em outras localidades, especialmente para empresas de pequeno porte e artesãos.

De acordo com o anúncio feito pelo governo, acredita-se que as iniciativas premiadas poderão ajudar o gestor público, as empresas e os cidadãos com insumos importantes para o desenvolvimento local. No caso do empreendedor, as ideias poderão ser utilizadas na inovação de processos e produtos de interesse do seu público.

Um bom exemplo disso está em Maringá, no Paraná, cidade que tem integrado diversos rankings brasileiros de qualidade de vida e cuja a Associação Comercial (Acim) custeia e atua ativamente em um masterplanejamento, acompanhado por técnicos e voluntários de diversas áreas, em busca do desenvolvimento econômico e social do município.

De acordo com o presidente da Acim, Michel Felippe Soares, desde a sua fundação, a entidade teve papel imprescindível em diversas conquistas para o desenvolvimento regional. Como exemplos, ele cita a instalação de agências de telégrafos, melhorias em estradas e na rede de energia elétrica, ampliação do número de vagões para escoamento da produção agrícola, aumento do número de policiais e a instalação de um escritório da Junta Comercial, entre as décadas de 60 e 80.

“Depois, a Acim ajudou a criar e apoiou entidades como o Sicoob Metropolitano, o Observatório Social, para fiscalizar contas públicas, o Conseg, para garantir mais investimentos na área de segurança, e o Codem, um conselho que planeja o desenvolvimento econômico de Maringá”, conta Michel.

O presidente afirma, ainda, que a entidade sempre trabalhou em sinergia com os interesses da comunidade e com a iniciativa pública, independente de quem ocupou os cargos públicos. “Na sociedade civil organizada, somos a principal fomentadora do crescimento local, porque oferecer qualidade de vida e ter bons indicadores econômicos e sociais é um ciclo que beneficia empresas e a população”, destaca ele.

Turismo Sustentável

Outro exemplo de iniciativa que une poder público e privado é o Programa DEL Turismo, que tem como objetivo desenvolver a atividade de forma sustentável e de longo prazo, fortalecendo a economia local e melhorando a qualidade de vida da população.

A ideia consiste em desenvolver destinos turísticos já consolidados ou iniciar a atividade em municípios onde a prática ainda não é tradicional, agregando valor e tornando esses destinos mais atrativos para moradores, turistas e empresas.

De acordo com Andreas Dohle, um dos idealizadores do projeto, quem se mobiliza para esse movimento é uma entidade empresarial, mas o projeto é feito a diversas mãos, através de um Conselho Municipal de Turismo, que conta com o apoio das chamadas câmaras técnicas, especialistas com amplo conhecimento sobre o tema em discussão, para transformar as ideias em projetos consistentes e viáveis, com indicadores e metas.

“Na fase inicial , após uma ampla análise situacional de diversos aspectos do turismo no município e sua sustentabilidade, reunimos essas informações e nossas conclusões. Após a validação dessa análise pela comunidade local, apoiamos as autoridades locais na elaboração de uma proposta ampla e de longo prazo para o turismo local, que atende as expectativas da população atual e é embasado nos princípios e atuação do Conselho Mundial para o Turismo Sustentável (GESTC) das Nações Unidas. Em seguida, dividirmos as tarefas entre o empresariado, a Prefeitura e as organizações não governamentais, além de apoiarmos os parceiros na implementação dessa proposta”, explica ele.

O Programa DEL Turismo já está presente nos estados de Santa Catarina, com a Facisc, Minas Gerais, com a Federaminas, Mato Grosso do Sul, Acre e Rio Grande do Norte. Neste último, um dos destinos atendidos pelo Programa foi a Praia de Pipa, onde mora Beth Bauchwitz, também integrante do projeto. Segundo ela, os atores principais do processo são os próprios moradores, que se envolvem nas câmaras técnicas e nos grupos de trabalho que vão desenvolver as ações.

“Nossa maior vitória foi alcançar a certificação de destino sustentável pela Fundação holandesa Green Destinations, e de acordo com as normas do GSTC. Ao longo do processo, percebemos o que isso significava, onde poderíamos melhorar, e como unir a população com esse objetivo”, conta Beth.

O prêmio

O Prêmio Cidades Empreendedoras é uma iniciativa da Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato (Sempe), em parceria com a Enap. Podem participar órgãos públicos municipais e organizações sem fins lucrativos, desde que sediadas em cidades com até 285 mil habitantes.

As inscrições irão até o dia 15 de setembro de 2022 e deverão ser feitas por meio de formulário eletrônico, no site da Enap. Clique aqui e acesse. No link, também é possível acessar o edital com as regras da premiação.


Fonte: Assessoria CACB