Presidentes de Associações Comerciais aprovam contas da Facmat em Assembleia Geral

Presidentes de Associações Comerciais aprovam contas da Facmat em Assembleia Geral

Presidentes das Associações Comerciais filiadas à Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat) aprovaram por unanimidade as contas da entidade referente ao ano 2020, durante Assembleia Geral Ordinária (AGO), realizada nesta quarta-feira (31.03), por videoconferência.

O balanço patrimonial da entidade foi apresentado pelo assessor contábil da Facmat, Clayton Leão, que avaliou os resultados como positivos, mesmo diante de um cenário de pandemia.

“Alguns comércios, especialmente em Cuiabá, permaneceram fechados por meses e isso reflete tanto na Associação Comercial quanto na Federação, mas fiquei contente com os resultados. Demonstram que as entidades conseguiram equilibrar a equação de suas receitas e tiveram um superávit, ou seja, com resultados financeiros positivos”, comentou.

Ainda segundo o contador, a Facmat tem capacidade de pagamento e não tem obrigações a pagar a longo prazo. “A entidade paga suas contas basicamente à vista com excelente rentabilidade na análise financeira econômica”, frisou. Quanto às obrigações trabalhistas, a Facmat se manteve na média nos últimos 5 anos, sem nenhuma alteração. Ele também aproveitou a oportunidade para orientar os presidentes quanto a prazos e tributos importantes que os empresários devem ficar atentos.

Depois, o presidente da Facmat, Jonas Alves, leu o parecer favorável dos membros do Conselho Fiscal da entidade e solicitou a votação a todos os presidentes presentes, que aprovaram as contas por unanimidade.

“Estamos fazendo um trabalho muito seguro, principalmente com o que se refere às dívidas, porque sabemos como é difícil reverter essas situações posteriormente. Procuramos fazer sempre o correto, claro que temos compromissos pesados e inadimplência. Com a pandemia, a situação de todos é muito mais difícil, mas estamos sempre ajustando e equilibrando as contas”, observou Jonas.

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Várzea Grande (Acivag), Heitor Trentin, a Federação vem realizando um trabalho de muito empenho e dedicação ao setor. “Parabenizo ao Jonas pela atuação e parceria nas Associações Comerciais e voto pela aprovação das contas, sem ressalvas”, declarou.

Oriundo da área da contabilidade, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sorriso (ACES), Sávio Júnior Zaniolo, também votou pela aprovação das contas e ressaltou que não há nenhuma irregularidade. “Sou da área contábil e parabenizo a Federação pelos excelentes números, sem nenhuma dívida e ainda fechando com margem líquida”, observou.


Fonte: Assessoria de Imprensa Facmat