Micro e pequenas empresas estão bem próximas de recuperar todos os empregos perdidos com a pandemia

Micro e pequenas empresas estão bem próximas de recuperar todos os empregos perdidos com a pandemia

Em outubro, as MPE tiveram um saldo positivo de 271 mil postos de trabalho e reduziram o saldo negativo acumulado para 26 mil vagas

As micro e pequenas empresas (MPE) estão bem próximas de recuperar todos os empregos perdidos durante a pandemia do coronavírus. No último mês de outubro, essas empresas geraram um saldo líquido de 271 mil postos de trabalho (68,6% do total de empregos gerados no país). Com isso, no acumulado entre janeiro e outubro, o saldo de empregos apresentado pelas MPE ficou negativo em apenas 26 mil empregos (de janeiro a setembro era de 294,3 mil). Nos piores meses da crise, os pequenos negócios foram os que mais demitiram, chegando a fechar pouco mais de 1 milhão de vagas. Mas, com a reabertura da economia, as MPE foram também as que reagiram mais rapidamente na retomada do emprego.

Um levantamento feito pelo Sebrae, a partir de dados do Ministério da Economia, mostrou que as médias e grandes empresas ainda apresentavam, em outubro, um saldo negativo acumulado de pouco mais de 215 mil vagas (oito vezes maior que o resultado das MPE). Ainda segundo o Sebrae, em outubro, as médias e grandes empresas geraram um saldo positivo 123 mil postos de trabalho; menos da metade do saldo gerado pelas micro e pequenas.

Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, mais uma vez se confirma a importância das micro e pequenas empresas para a economia brasileira. “A enorme capacidade de resiliência e de recuperação dos pequenos negócios mostra o quanto foram acertadas as políticas públicas do governo que reduziram a burocracia e melhoraram o acesso a crédito, por parte das MPE”, comenta. Ele defende que, com a continuidade dessas políticas, os pequenos negócios serão capazes de acelerar a retomada da economia e superação das adversidades impostas pela crise causada pela pandemia.

Para isso, defende o presidente do Sebrae, é importante continuar assegurando o acesso desses empreendedores aos empréstimos necessários para manter o capital de giro dos negócios. “Levantamentos do Sebrae mostram que, no início da pandemia, apenas 11% das empresas que solicitavam crédito tinham sucesso. Em outubro, esse resultado havia crescido para 31%, graças principalmente ao Pronampe. Por isso a perenização desse instrumento é tão fundamental”, argumenta Melles.

Confira os números do levantamento

* As MPE geraram (em outubro) um saldo líquido de 270.913 empregos. Já as médias e grandes geraram um saldo de 123.100 vagas.
* No acumulado entre janeiro e outubro, as micro e pequenas empresas apresentam um saldo negativo de 26.098 vagas. Já as médias e grandes ainda acumulam um saldo negativo de 215.291. No geral, o país apresenta um saldo acumulado (janeiro a outubro) de -171.139 vagas.

Os setores que apresentaram os melhores resultados em outubro foram:

Comércio

* Micro e pequenas empresas: 93.643 vagas
* Médias e grandes: 18.676 vagas

Serviços

* Micro e pequenas empresas: 92.004 empregos
* Médias e grandes: 67.387

Indústria

* Micro e pequenas empresas: 57.373 empregos
* Médias e grandes: 27.501

Os estados que mais se destacaram em outubro com saldo positivo de vagas foram (Saldo por 1 mil empregados):

* Roraima: 22,11
* Amazonas: 20,98
* Maranhão: 19,75
* Ceará: 19,66
* Santa Catarina: 19,11

Fonte: CACB