Associações Comerciais despertam novas lideranças políticas em Mato Grosso

Associações Comerciais despertam novas lideranças políticas em Mato Grosso

O sistema associativista formado pelas Associações Comerciais e Empresariais mostrou sua força nas eleições municipais deste ano em Mato Grosso, ao eleger quatro representantes oriundos das entidades. Dois presidentes licenciados de Associações e outros dois ex-presidentes, líderes do movimento empresarial em seus municípios, foram eleitos prefeitos e vereadores. 

Em Aripuanã (1.002 km de Cuiabá), a presidente licenciada da Associação Comercial e Industrial (ACIA), Seluir Peixer, foi eleita prefeita com 37,44% dos votos válidos. João Lopes, presidente licenciado da Associação Comercial e Industrial de Paranatinga (ACIP), venceu o pleito para vereador e terá uma vaga garantida na Câmara Municipal. 

Já os ex-presidentes das Associações Comerciais de Tangará da Serra e Nova Ubiratã, Vander Masson e Wellington Tavares, conseguiram se eleger como prefeito e vereador, respectivamente. 

Eleito com 72,73%% dos votos válidos (31.606), o novo prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson, agradeceu a vitória.  “Quero agradecer todo o carinho, toda a recepção que tivemos nesse período, quer seja nas visitas nas casas, nas ruas e avenidas, nas empresas”, declarou o empresário.

Para o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat) e da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC), Jonas Alves, as vitórias comprovam que novas lideranças políticas estão nascendo dentro das Associações Comerciais. 

"As entidades são a voz dos empresários nos municípios e lutam pelos anseios do comércio e serviços junto ao Poder Público e órgãos políticos e administrativos. Essas vitórias também são do setor e demonstram a força e a representatividade do associativismo", completa Alves. 

Ele destaca os desafios que os empresários enfrentaram este ano, e ainda enfrentam, devido à pandemia. "Eleger esses representantes vindos das Associações Comerciais nos motiva a continuar nossa luta por melhores condições para o empreendedorismo, que gera emprego e renda para toda a população”.

O líder empresarial lembra ainda a atuação de protagonismo da Facmat e de várias Associações Comerciais nessas eleições, que contribuíram para o fortalecimento da democracia, cedendo espaço aos candidatos à prefeito e ao Senado Federal em reuniões com empresários do comércio e serviços para apresentar suas propostas, caso fossem eleitos.

“Abrir esse diálogo com os candidatos foi de extrema importância, ocasião em que demonstramos preocupação não só com o nosso setor para o desenvolvimento econômico da cidade e do Estado, mas também nosso interesse por causas sociais, em benefício de todos os cidadãos”, completou Jonas Alves.

Também concorreram ao pleito deste ano, diretores e presidentes das Associações Comerciais de Alta Floresta, Colíder, Pedra Preta, Rondonópolis, Rosário Oeste, Cuiabá, Nova Mutum, Primavera do Leste e Querência.

A Facmat representa 56 Associações Comerciais e Empresariais no Estado e mais de 18 mil empresas de todos os segmentos econômicos. Integra a CACB - Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, sistema associativista composto por mais de 2300 Associações em todo o país, com mais de 2 milhões de empresários.


Fonte: Assessoria de Imprensa Facmat