Sebrae lança Guia do Candidato Empreendedor

Sebrae lança Guia do Candidato Empreendedor

Documento contém propostas a serem incluídas nas campanhas eleitorais deste ano com o intuito de promover o desenvolvimento local sustentável baseado na valorização dos pequenos negócios

O Sebrae quer estimular os candidatos às prefeituras e câmaras de vereadores do país a incluírem ações de fomento ao empreendedorismo em suas agendas, nas eleições deste ano. Nesta segunda-feira (15), a entidade realizou o lançamento do Guia do Candidato Empreendedor, publicação desenvolvida desde 2008, e que contém propostas de ações a serem incluídas nas campanhas e nos planos de governo, com o intuito de promover o desenvolvimento local sustentável baseado na valorização dos pequenos negócios.

A publicação traz dez dicas e cem ações que objetivam a geração de emprego, renda, arrecadação, qualidade de vida e prosperidade nos municípios brasileiros, com foco nos micro e pequenos empreendedores. “Queremos orientar os candidatos para uma boa gestão municipal, porque as pessoas não habitam nem na União, nem nos estados. Precisamos que todos tenham tenham consciência da importância de termos projetos voltados ao desenvolvimento do município, estimulando as micro e pequenas empresas”, disse José Roberto Tadros, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional.

Clique aqui para acessar o Guia do Candidato Empreendedor.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, sustentou a fala de Tadros ao destacar o estimulo ao debate em torno do empreendedorismo nas campanhas. “E não apenas para os candidatos, mas também para o eleitor. Escolher o candidato que pode ajudar no futuro da micro e pequena empresa pode mudar a história de um município”, pontuou.

Responsável pela apresentação do projeto, o diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick, deu destaque ao meticuloso trabalho realizado pela equipe na construção do projeto. “Os prefeitos e vereadores eleitos terão a chance de escrever uma nova página na história. O nosso objetivo é a promoção do desenvolvimento econômico sustentável e a geração de emprego dentre as prioridades do município, a partir do apoio aos empreendedores e da melhoria do ambiente de negócios”, afirmou.

“São mais de meio milhão de candidatos a vereador e mais de 19 mil a prefeito. Portanto, falar deste guia é falar de poder, mas de um poder inovador, transformador, que toca corações e mentes e que, efetivamente, aprimora a vida das pessoas”, disse Eduardo Digo, diretor de administração e finanças do Sebrae.

Para o senador Jorginho Mello (PL/SC), presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, o período eleitoral é o momento oportuno para que se guie os candidatos. “Vamos precisar gerar emprego, melhorar o ambiente de negócios para que as micro e pequenas empresas melhorem suas condições. Não tenho dúvidas de que o lançamento deste guia veio em boa hora”, apontou.

O deputado Efraim Filho (DEM/PB), presidente da Frente Parlamentar de Comércio, Serviços e Empreendedorismo (FCS), disse que uma das maiores lutas do nosso país é fazer do empreendedorismo algo cultural e que o guia é um importante aliado nesta batalha. “Para todos nós que temos compromisso com a pauta do desenvolvimento econômico, da proteção dos micro e pequenos negócios e da valorização de quem produz no Brasil iniciativas como esta são extraordinárias. Parece algo pequeno, mas que tem um alcance imenso, porque vai mexer com a cultura das pessoas”, declarou.

O presidente da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs) e da CACB, George Pinheiro, disse que tanto as instituições que formam a Unecs quanto as associações comerciais do Brasil vão assumir o compromisso de disseminar o guia por todo o Brasil. “Isso certamente trará um resultado espetacular e de compromisso com as nossas comunidades”, afirmou.

Participaram ainda do lançamento o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi; o presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Manoel Victor Sereni Murrieta; o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Fábio Nogueira; o presidente do Instituto Rui Barbosa, Ivan Bonilha; o presidente da Associação Brasileira dos Sebraes Estaduais (Abase), Cláudio Mendonça; e o deputado federal Vinicius Farah (MDB/RJ), vencedor do Prêmio Prefeito Empreendedor, do Sebrae, nos anos de 2012 e 2014.

Fonte: CACB