Facmat apoia e agradece deputados estaduais que lutam pela aprovação da PEC da Previdência

Facmat apoia e agradece deputados estaduais que lutam pela aprovação da PEC da Previdência

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat) apoia a Proposta de Emenda Constitucional 06/2020, a PEC da Previdência dos servidores estaduais, aprovada em primeira votação no dia 02 de julho. O projeto ainda pode receber emendas antes de ser apreciado em segunda votação pela Assembleia Legislativa.

Entre as principais mudanças propostas estão o aumento da idade mínima de aposentadoria de 55 anos para 62 para mulheres, e de 60 para 65 anos para homens. Na prática, o projeto garante que os servidores de Mato Grosso passem a ter como regras de idade e tempo de serviço para aposentadoria as normas que já estão vigentes para a maioria dos servidores públicos do país, por meio da Emenda Constitucional 103/2019.

O pacote de medidas aprovado com 17 votos favoráveis e 6 contrários, garante a diminuição do déficit previdenciário e, principalmente, do déficit atuarial estimado em R$ 62 bilhões - que representa o valor aproximado que custará pagar os aposentados nos próximos 75 anos. Se a reforma for aprovada conforme texto inicial enviado pelo governo, este montante cai para R$ 12 bilhões, segundo dados do Executivo. 

A Facmat parabeniza os 17 deputados estaduais que votaram pela aprovação da PEC da Previdência: 

Carlos Avallone (PSDB)

Delegado Claudinei (PSL)

Dilmar Dal Bosco (DEM)

Dr. Eugênio (PSB)

Dr. Gimenez (PV)

Eduardo Botelho (DEM)

João Batista “do Sindspen” (PROS)

Max Russi (PSB)

Nininho (PSD)

Pedro Satélite (PSD)

Romoaldo Júnior (MDB)

Silvano Amaral (MDB)

Sílvio Fávero (PSL)

Ulysses Moraes (PSL)

Valmir Moretto (PRB)

Wilson Santos (PSDB)

Xuxu Dal Molin (PSC)


Fonte: Assessoria de Imprensa Facmat