Facmat e Caixa Econômica discutem Pronampe e definem agenda com presidentes das Associações Comerciais

Facmat e Caixa Econômica discutem Pronampe e definem agenda com presidentes das Associações Comerciais

Encontro entre o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat), Jonas Alves, e o superintendente regional da Caixa Econômica Federal (CEF) no Estado, José Antônio Silva, nesta sexta-feira (19.06), em Cuiabá, discutiu sobre o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). 

Na ocasião foi definida uma nova agenda, para a próxima semana, desta vez com todos os representantes das Associações Comerciais para falar sobre o assunto por videoconferência com o objetivo da CEF orientar os presidentes das entidades quanto às formas de procedimento e acesso aos recursos.  

De acordo com o superintendente, a Caixa Econômica irá ofertar treinamentos e dar todo suporte técnico aos representantes das Associações Comerciais para que consigam repassar aos empresários a melhor maneira de terem acesso aos recursos e linhas de crédito do programa. “Vamos ser parceiros, permitir que todos os presidentes das Associações ajudem a Caixa na divulgação das linhas para que esses recursos cheguem a quem realmente precisa”, declarou.

Segundo ele, estatísticas apontam que mais de 60% da mão de obra empregada com carteira assinada trabalha nas micro, pequenas e empresas de médio porte. “São para esses empresários que devemos investir, que geram renda e mantém empregos. Por isso é importante também que estejam associados, que busquem as entidades de classe, porque é a única forma de conseguirem meios de sustentabilidade para seus negócios”, frisou José Antônio.

Para o presidente da Facmat e da Associação Comercial de Cuiabá (ACC), Jonas Alves, a agenda com a Caixa reflete a solicitação constante da entidade em prol da demanda dos empresários por crédito, em especial, nesse momento de pandemia. “O superintendente se propôs a fazer um trabalho junto com as Associações. É tudo o que nós queríamos, porque o empresário encontra uma série de dificuldades para conseguir os recursos, mas com os treinamentos das equipes vamos conseguir socorrer nossas Associações em todo o Estado”, comemorou.

Também esteve presente na reunião o vice-presidente da Facmat e da ACC, Edson Luiz Ribeiro da Silva.

Como vai funcionar

O Pronampe visa auxiliar empresários que estão passando por dificuldades devido a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19)-19). O programa foi criado pela Lei n.º 13.999, de 18 de maio de 2020. A opção é destinada às MEIs, micro e pequenas empresas com faturamento de até R$ 4,8 milhões por ano. Serão disponibilizados R$ 3 bilhões em capital de giro para auxiliar as empresas.

Para conseguir o acesso ao crédito, a empresa precisa passar por três etapas. Primeiro deve manifestar seu interesse por meio da página da Caixa. Depois deve aguardar o contato de um gerente para o envio de documentação e demais informações ao banco. Se a linha de crédito for aprovada, a empresa pode efetuar a contratação.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Facmat